algumas mensagens que foram ou serão expostas.

A GLÓRIA DA TERCEIRA CASA SERÁ MAIOR... Ag. 2.9


1-Vontade Divina: Estar próximo ao homem, habitar com o homem.
Maneiras de aproximação: Como o homem estava em fase de peregrinação, um tabernáculo, uma tenda móvel. (Deus com o povo).
2-Com a chegada da monarquia, e o povo santo morando na terra prometida, fez-se necessário um templo para habitação e manifestação divina. Os hebreus neste momento da história não “levariam” Deus, mas iriam ao seu encontro em Sua casa. Em resposta Deus manifestou-se na inauguração de forma incalculável (2Cr. 7.1,2).
3-Neste ponto o templo passou por tristes momentos em que se variava à manifestação divina conforme a importância dada pelo líder ou rei do povo de Deus. Um rei assumia e Deus era prioridade enquanto o seguinte “lançava-o para fora”. Tal desequilíbrio gerou um entra e sai do divino em sua própria casa administrada pelos homens. Cito uns exemplos: Em 2Cr. 28.21-25, o rei Acaz toma parte dos utensílios sagrados do templo e envia ao rei da Assíria de forma política crendo num apaziguamento, depois este fecha o templo e encerra a adoração e o culto a Deus. Em seguida seu filho Ezequias reabre a Casa de Deus conserta e restaura o culto purificando o templo, seguindo de profanação por Manasses, reparação por Josias e finalmente destruído por Nabucodonosor.
4-Cinqüenta anos mais tarde Zorobabel dirigiu as obras de reconstrução do templo (Ed.3.8) gerando inimizades e oposições (Ed.4.1-4). Após 10 anos as obras continuaram, é certo que em termos visíveis, este segundo templo nem se comparava ao primeiro.
Por motivos políticos, Herodes reforma este segundo templo em 46 anos (Jo. 2.20) caracterizando-o pela sua opulência e beleza exteriores. Fica magnífico, maravilhoso, contudo, Deus, o dono da casa se ausenta expondo seu silencio. Silencio este que somente foi quebrado por alguns seres que souberam dar a devida honra a este Deus disfarçado de trapos de humildade. Simeão e Ana foram manifestações da voz divina em meio ao silencio geral. Quando a política dos homens entrou neste templo ocasionaram a saída do dono. Creio que em meio a tanta barbárie por posições e descréditos ao Deus verdadeiro, este foi ao encontro do simples João no deserto transmitindo-o tudo que por ele deveria escapar aos berros do deserto para sociedade em geral. Ele morou no deserto, Deus, morou no deserto quando sua casa foi ocupada por ladrões e lobos envoltos em panos de religião. Essa foi a pior de todas as destruições de templo que já ocorreram. Não a destruição causada pelos inimigos em meio às guerras ou perseguições, mas a destruição ocasionada por aqueles que deveriam zelar por tal casa e não o fizeram. ”Ele” saiu e ninguém viu, sumiu e ninguém sentiu sua falta. Feliz foi o batista no deserto morando com o Todo Poderoso, sozinho perante os homens, todavia, acompanhado pela melhor de todas as companhias.
Você me pergunta: “E o templo vai continuar destruído e ninguém vai fazer nada”? Eu respondo... Já fez e poucos viram... Em três dias destruiu e o ergueu com uma glória maior do que a segunda!


INTENÇÕES BASTAM?
Lc. 23.8,9

Qual minha intenção ao buscar Jesus?
O rei Herodes “queria” vê-lo;
Ficou “alegre” ao conhecê-lo;
Antes mesmo de conhecer Jesus, já “estava interessado”, pois “ouvia” muitos falarem a seu respeito. Ele tinha certa expectativa em relação ao Cristo;
Era “fascinado” pelos sinais (sobrenatural);
Todas estas intenções não tocaram o coração de Jesus! O que aprendo com o modo pelo qual Jesus o tratou?
Lições:
1-Não dê atenção (não perca tempo) com quem não enxerga a tua missão. Jesus sabia a verdadeira intenção de Herodes. Este rei não havia respeitado João Batista e também não aceitou mudar de vida através de suas repreensões (Mt14).
Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras(Pv.23.9)
Mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo(Pv.17.10). 

2-Nunca olhe para a aparência humana (nunca siga o desespero humano) Siga e obedeça a voz do Espírito Santo. E os moradores de Gibeon, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
      2    Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores; e tomaram sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;
E nos seus pés, sapatos velhos e remendados, e vestidos velhos sobre si, e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento(Js.9.3-5).
1                        Então aqueles homens tomaram da sua provisão; e não pediram conselho à boca do Senhor.
E Josué fez paz com eles, e fez um concerto com eles, que lhes daria a vida: e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento(Js.9.14,15).
1                        3-Quando obedeço a voz do Espírito Santo, meus inimigos ficam expostos e não passam despercebidos. SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele, em Deus(Sl.3.1,2).Davi já possuía inimigos, não se multiplicaram, mas ficaram expostos, sejam filhos ou súditos foram se expondo e revelando que já era inimigos disfarçados de irmãos.
4-Nem tudo é o que parece ser.Herodes começou ansioso e alegre querendo conhecer Jesus, interessado e curioso pelos sinais, todavia, o silêncio do Cristo revelou que no coração dele existia desprezo e escárnio pela pessoa de Jesus.

CONCLUSÃO:
Quem despreza a Palavra, recebe desprezo Daquele que falou.